© 2019 por HOG Porto Alegre Chapter - Brasil. Orgulhosamente criado com Wix.com

Sponsoring Dealer:

HISTÓRIA DO PORTO ALEGRE CHAPTER

Em 2004, o H.O.G. foi "tropicalizado" e trazido para o Brasil pelo grupo Izzo, que detinha o monopólio da marca no país, através de suas 6 concessionárias distribuídas pelo Brasil: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo (2), Rio de Janeiro e Campinas.

No dia 13 de agosto daquele ano foram criados oficialmente os Chapters brasileiros em evento na cidade de São Paulo, onde se reuniram, num "workshop", os proprietários do Grupo Izzo, Paulo e Luciana Izzo, os gerentes das concessionárias, os primeiros diretores dos novos Chapters e o embaixador do H.O.G., Fernando Garcia. Este último tinha a missão de coordenar, padronizar, emitir normativos e orientar as atividades dos diretores dos Chapters, conforme as normas do H.O.G. internacional.

Naquela data, indicados pelo "dealer" da concessionária de Porto Alegre, Julio Costamilan, tomaram posse oficialmente os primeiros diretores, presidente e vice, do Chapter Porto Alegre, os harleyros Vinicius de Lara e José Cavallet.

O diretor Vinicius cuidava, juntamente com a Aline, a primeira secretária, posteriormente substituída pela Mariana, da criação da estrutura e da parte administrativa do Chapter, enquanto que o diretor Zé Cavallet, por morar em Bento Gonçalves, era responsável da representação dos harleyros do interior.

.Com a participação efetiva dos diretores dos Chapters, foi confeccionado o primeiro estatuto do H.O.G para o Brasil, já no primeiro mês de atividades.

O 1º Bate & Volta do Porto Alegre Chapter foi realizado dia 7 de agosto de 2004, poucos dias antes da posse oficial, e o destino foi a cidade de Tramandaí (cópia do convite abaixo).

O 1º Bate & Fica foi realizado em 25 e 26 de setembro, tendo como destino a cidade de Gramado (cópia do convite abaixo).

A comunicação da diretoria com os seus membros, na época, face a inexistência de outros meios tecnológicos, era realizada exclusivamente através de e-mail ou telefone.

O 1º H.O.G. Rally, promovido após a criação dos Chapters no Brasil, foi realizado em Angra dos Reis, em outubro de 2004, tendo o nosso Chapter representado pelo diretor Vinicius e pelo gerente da concessionária Júlio. O 2º H.O.G. Rally foi realizado em 2005 no Costão do Santinho, em Florianópolis.

Em cumprimento ao rodízio previsto no estatuto do H.O.G. do Brasil, a nova diretoria composta por Ivan Azevedo e Renato Boese tomou posse em 2005.

E assim se se sucederam as demais diretorias até 2010. Em outubro desse ano, ocorreu a rescisão do contrato da Harley-Davidson com o Grupo Izzo, quebrando o monopólio daquele grupo no Brasil.

A Harley-Davidson, então, abriu concorrência e a possibilidade de que as concessionárias locais pudessem obter direito à franquia da marca.

Em janeiro de 2011, o grupo Iesa assinou contrato e abriu uma nova concessionária da Harley-Davidson em Porto Alegre. Primeiramente, de forma tímida e temporária, a concessionária ficou restrita a um pequeno espaço aos fundos da loja da Reunalt, localizada na Av. Souza Reis, com entrada pela garagem ao lado da atual Casa do H.O.G., na Rua Dr. João Ignácio, 1639.

Logo depois, a Iesa inaugurava a nova loja localizada na Av Sertório, 5455, sendo ampliada em seguida. A inauguração desta nova loja foi marcada por uma grande festa no Pepsi On Stage.

Os primeiros funcionários da nova concessionária da Iesa Harley-Davidson foram os recontratados do Grupo Izzo Júlio Costamilan e Diego Puntel.

Os últimos diretores do Chapter do Grupo Izzo e também os primeiros diretores da fase do Grupo Iesa foram Ramiro Pedrazza e Rogério Ferraz.

Merece um destacado registro histórico o fato de que o Porto Alegre Chapter não teve solução de continuidade entre a saída do Grupo Izzo e a entrada do Grupo Iesa. Neste período de 4 meses, ele ficou desvinculado de qualquer concessionária. Mesmo assim, o Chapter manteve as suas atividades normalmente e os seus integrantes continuaram a fazer os passeios aos sábados e realizar também as suas confraternizações.

No ano de 2014 ocorreram três fatos relevantes para a história do Porto Alegre Chapter:

1 - A criação da nova plataforma dos cursos e treinamentos para os integrantes do H.O.G.

Deixando de depender exclusivamente da agenda do único instrutor vindo de São Paulo, foi implantada uma nova sistemática de cursos que abrangeu, além do curso de baixa velocidade, outros 05 módulos (deslocamento em grupo, primeiros socorros, mecânica, road captain, curvas e frenagens e master rider).

Os cursos obtiveram pleno sucesso, com resultados acima do esperado, e acabaram sendo adotados por outros Chapters e institucionalizados pela Harley-Davidson Brasil e pela concessionária Iesa Harley-Davidson.

2 - A reformulação da diretoria.

Com o aumento significativo de membros do Chapter, foi ampliado o número de diretores para atendimento de várias atividades (cursos, eventos sociais, ladies, etc).

3 - A comemoração dos 10 anos do Chapter.

Para marcar a comemoração dos 10 anos do Porto Alegre Chapter, foi realizada uma grande festa no bar Free Riders (DC Shopping), reunindo mais de 200 pessoas.

Contribuição de Vinicius de Lara

 

PRIMEIRIO BATE & VOLTA

PRIMEIRIO BATE & FICA

BATE & VOLTA CANELA - AGO/2004